terça-feira, 1 de setembro de 2009

Lavando a alma.....( Por Lu Bozzi)



Porque será que a gente chora?

Eu sou uma chorona... chorona assumida!
Sabe aquele chavão “manteiga derretida” ?
Choro mesmo... de comercial de sabonete à inauguração de supermercado!
E minutos depois “olhando de fora” pra dentro... como se eu fosse telespectadora da minha própria vida na maioria das vezes eu vejo que não era necessário chorar.... mas será que não?
Algumas coisas temos carta branca pra chorar... quando morre alguém... quando perdemos o emprego... quando alguém está doente...
Mas outras coisas, que parecem bobagens... vêm de uma forma tão forte que é inexplicável...


Quando perdi meu avô, chorei. Uma dor tão grande, uma espécie de culpa, eu queria ter feito mais... com minha avó foi diferente... ela já estava debilitada demais... era choro de alívio...


Quando a Mel morreu, minha cachorra, chorei. Um choro rasgado, daqueles que a gente perde o fôlego, parece que tiraram um pedaço de mim... acho que elevado à décima potência... deve ser a dor de uma mãe que perde um filho.


Quando o Brasil foi, recentemente campeão no vôlei, chorei. Um choro gostoso, por uma conquista que nem era minha.

Quando me decepciono com meu pai, choro. Por ter minhas mãos atadas e não ser capaz de fazê-lo enxergar que certos “prazeres” são na verdade venenos.

Quando vi minha sobrinha dançando na escola, chorei. Não que fosse a primeira bailarina do municipal longe disso! É aquele ritmo desordenado e sua inocência que me fascina. A mesma fascinação que senti quando a peguei pela primeira vez, com horas de vida.... e chorei.

Chorei quando me decepcionei com minhas melhores amigas, não uma... nem duas vezes....


Chorei de dor quando travei minha coluna... e depois descobri que por trás da dor tinha uma prova de álgebra para a qual eu tinha me matado de estudar e tirei 1,25...e chorei de novo!


Chorei em mais de 20 livros que lí.... e continuo procurando os que me fazem chorar!


Chorei em um monte de filmes que assisti... e considero estes os melhores.


Chorei quando terminei um namoro que nem existia!


Chorei quando fiquei bêbada!


Choro quando vejo crueldade com animais...


Chorei quando passei no vestibular em primeiro lugar!


Chorei quando ganhei uma bolsa de estudos!


Choro em casamentos...


Chorei quando me despedi de amigos que tinha acabado de conhecer!


Continuo chorando quando falo com uma amiga que está do outro lado do mundo...


Chorei porque levei um “esfrega” do meu chefe...


Choro quando as coisas não dão certo.... e mais ainda quando dão!


Chorei quando não consegui trocar de carro...


Tenho vontade de chorar quando chega minha fatura do cartão!


Enfim!

Chorar é bom! Me liberta!
Mas os melhores choros... são aqueles sem motivo... vindos de uma brincadeira boba... até sem graça... mas que vem numa explosão de alegria e risos.....

Ah! Esses sim...são os mais gostosos....
E os que eu quero mais e mais.....

Um comentário:

  1. E aí q me deu vontade de chorar por só ter visto esse post agora... hahaha...mas na boa? Eu tb choro. E muito. Me sinto idiota algumas vezes, mas... faz bem. É como tomar um banho de chuva... lava a alma!!
    Bjooo

    ResponderExcluir

Verdade???